sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

sociedade - Num canto qualquer desta cidade, talvez ainda se veja o carnaval!

São Paulo é, e sempre será, um berço de bambas! Estes artistas populares eram vistos no carnaval, exibindo suas habilidades de passistas, suas composições, seus dons naturais para a batucada, para o improviso.

Fora do carnaval tudo isso podia ser visto nos bairros - que chamam hoje de “comunidades”. Aliás, na minha modesta opinião, esse termo define bem o quanto nossa sociedade procura diferenciar os que têm mais dos que têm menos -, nos bares do centro da cidade, nas caixas dos engraxates, nas rodas da boa malandragem!

Pois é! O “espetáculo” televisivo carnaval deu no que deu. Vergonhoso em seu final, principalmente em relação aos episódios ocorridos na apuração em São Paulo. Que “coisa” é essa que não mais privilegia quem realmente sabe fazer o verdadeiro carnaval? Não estou falando aqui como um “bamba” nem como um “sambista”, mas como um admirador da cultura popular. Quero registrar aqui que já estive nesta festa, mas ainda nos tempos da avenida São João, desfilando pela Camisa Verde e Branco. “Maré ô...Maré levou..indo afora a mostrar..Brilha de novo, um chafariz iluminado, recordando, Atlântida cinema do passado!!”  Foi o samba cantado em toda a avenida e vencedor daquele carnaval. Foi emocionante participar de algo que ainda era ligado à mais pura tradição dos “bambas”.

O que nos resta hoje é este “espetáculo” interesseiro, grosseiro, estimulado cada vez mais pelo poder do dinheiro. Prá turista ver!
Numa troca de emails com uma amiga carioca ela me escreve: “a essência do carnaval já não existe mais, tudo gira em torno do espetáculo q a Globo quer mostrar, do capitalismo, as musas e rainhas são beldades construídas pelo “Doctor Rey”, o samba enredo só é repetido o refrão e por aí vai.”

Que o Sol brilhe na mente dos sambistas recentes, para que eles recorram ao passado para um futuro melhor.
Como bem disse o mestre Paulinho da Viola em "Desilusão":Apesar de tudo existe uma fonte água pura. Quem beber daquela água não terá mais amargura

2 comentários:

  1. Com licença, vou chegar de mansinho prá também dar o meu pitaco, não como catedrática no assunto, mas como alguém que ao ver a vinheta do carnaval ser exibida na televisão já imagina o que será milimetricamente exibido a seguir.
    Carnaval, atualmente, virou sinônimo de espetáculo pirotécnico, onde as musas não são representantes da comunidade; até o violino foi inserido na bateria e as baianas não são, necessariamente, as senhoras com suas saias rodadas que representavam os baluartes da escola.
    O samba mudou, a comissão de frente se sofisticou e a emoção fragilizou! Já não temos mais os sambas de terreiro, expressão de uma cultura, hoje têm um produto que deve ser esteticamente “belo” para ser exibido nos canais internacionais.
    Como carioca fico indignada quando vejo o Monarco, o Paulinho da Viola, a Tia Surica, por exemplo, sendo reduzidos a figurantes e não sendo ovacionados como os sustentáculos deste espetáculo!
    Perdoe-me o desabafo, mas ainda bem que encontrei este espaço onde o samba pode ser comentado e homenageado brilhantemente pelo criador deste blog.

    Sol

    ResponderExcluir
  2. Sol, vc pode chegar sempre que quiser. Afinal, é a primeira a visitar e opinar neste humilde blog.
    Sinta-se à vontade p/ criticas e elogios.
    Foi muito bom ler tão importante opinião. Uma pena que esta tal "indústria cultural" está consumindo todas as nossas mais puras manifestações!!!
    Pena mesmo

    Obrigado!

    ResponderExcluir